Associação Internacional de Informática Médica

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Associação Internacional de Informática Médica
Sigla IMIA
Ano de Criação 1989
Área de Atuação Informática Médica
Função Promoção da Informática para a Saúde, Desenvolvimento da Informática para a Saúde
Localização Geográfica 46° 12' 18", 6° 12' 26"
Website http://www.imia-medinfo.org/

A International Medical Informatics Association (IMIA) - Associação Internacional de Informática Médica - é a entidade mundial para a informática na saúde e a biomedicina. Como uma 'associação de associações', a IMIA atua como uma organização "ponte", ligando as organizações constituintes e os seus membros. Fornece liderança e especialização multidisciplinares, uma comunidade focada na saúde e desenvolvedores de políticas, por forma a permitir a transformação dos cuidados de saúde de acordo com a visão global da melhoria da saúde da população mundial.


O papel da IMIA é ligar, numa perspetiva global, cientistas, investigadores, utilizadores, desenvolvedores, consultores e fornecedores num ambiente de cooperação e partilha.


Visão
Irá existir uma abordagem global de sistemas para a saúde. Clínicos, investigadores, pacientes e pessoas em geral serão apoiadas por ferramentas informáticas, processos e comportamentos que tornarão mais fácil fazer o que está certo, da forma certa, no tempo certo para melhorar os cuidados de saúde para todos. Esta abordagem irá incorporar e integrar a investigação, os cuidados clínicos e a saúde pública.
Para atingir esta visão, será necesssário que todas as pessoas sejam apoiadas por sistemas de informação e comunicação e tecnologias.


Enquanto uma organização empenhada na promoção da melhor prática no uso de tecnologias de informação e comunicação na informática biomédica, na saúde, e nos cuidados de saúde e que acredita na tecnologia como uma ferramenta transformacional, a IMIA irá promover a investigação e o desenvolvimento dos conceitos necessários para apoiar as organizações no mundo.