Common Terminologies Services

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Common Terminologies Services
Designação Common Terminologies Services
Sigla
Ano de Criação
Entidade Criadora
Entidade Gestora
Versão Atual
Área(s) de Aplicação Padronização da utilização de terminologias

Descrição

A CTS é uma API que contém as especificações padronizadas para a utilização de terminologias em sistemas de informação por meio de um servidor de terminologias. Ela provê as especificações técnicas que devem ser seguidas para a implementação dos serviços tanto no cliente como no servidor para garantir a interoperabilidade entre os sistemas que a utilizam, permitindo o uso das mesmas terminologias de forma padronizada (Reilly e Wiley 2013).


Este padrão especifica as regras para que as terminologias sejam consumidas da mesma forma pelos sistemas, fornecendo serviços de validação, consulta (query), mapeamento, entre outros. Permite, desta forma, a consulta e mapeamento entre terminologias que estão disponíveis no repositório.

Porém não fornece informações de como este mapeamento pode ser feito, nem detalhes de como são as implementações dos serviços, pois a CTS representa apenas as interfaces para a implementação (API), sendo necessário que as terminologias que forem ser utilizadas sejam importadas para o servidor, bem como as regras de mapeamento entre elas.


Notas

  • A CTS 2 especifica um conjunto de interfaces de serviço que padronizam operações funcionais necessárias de um serviço de terminologia.
  • A CTS2 define os requisitos funcionais de um conjunto de interfaces de serviços para permitir a representação, acesso e manutenção do conteúdo de terminologias seja localmente ou através de uma federação de nós de serviço de terminologia.