Concepção de um Sistema de Gestão e Controlo de Ensaios Clínicos

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Concepção de um Sistema de Gestão e Controlo de Ensaios Clínicos
Autor Bruno Miguel Caiano Gil
Orientador Alberto Freitas
Co-Orientador José Feio
Data de Entrega 2010
URL http://hdl.handle.net/10216/55400
Palavras-chave Ensaio clínico, Sistema integrado de gestão, Gestão de informação
Resumo

Os medicamentos são usados quotidianamente no tratamento e prevenção de doenças. O seu número tem aumentado ao longo dos últimos anos. A disponibilização de novos medicamentos ao público é sempre precedida de vários estudos alargados, conhecidos por Ensaios Clínicos (EC), nos quais a sua eficácia e segurança são analisadas através da utilização numa amostra de doentes.


Objetivo: A grande quantidade de informação produzida pelos EC leva a que os processos que deles decorrem sejam complexos, morosos e de difícil gestão. É neste âmbito que surge a necessidade de uma ferramenta capaz de tratar a informação gerada por um EC numa instituição de saúde. Os Clinical Trail Management Systems (CTMS) permitem essa gestão e o controlo dos procedimentos inerentes. Através da pesquisa bibliográfica dos artigos publicados nesta área, foi possível conhecer o estado da arte destes sistemas informáticos e evidenciar aqueles mais frequentemente implementados e as suas principais funcionalidades. Perante a realidade da oferta internacional a este nível e a inevitabilidade do seu custo, pretende-se desenvolver um novo sistema, nacional e concebido em parceria com os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), entidade de referência na área dos EC em Portugal.


Métodos: A metodologia escolhida teve por base uma análise de circuitos dos EC nos HUC. Foi igualmente efectuado um levantamento de requisitos, com os profissionais hospitalares ligados aos EC, recolhendo informação sobre o funcionamento por eles pretendido para o sistema. Posteriormente, todos esses dados foram esquematizados e representados através de diagramas de UML (Unified Modelling Language), que permitiram definir as funcionalidades que o novo sistema deverá apresentar.


Resultados: Obteve-se como resultado um protótipo no qual se incluíram as necessidades referidas pelos HUC, e que pretende ser um modelo do sistema final a desenvolver como ferramenta de gestão de EC. Este trabalho permitiu assim a concepção de um CTMS à medida das necessidades do hospital, que auxilie os seus funcionários na gestão quotidiana do funcionamento dos EC, denominado Sistema Integrado de Gestão de Ensaios Clínicos (SIGEC).