DigiScope Collector - Coleção e anotação discreta de auscultações em ambientes hospitalares reais

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
DigiScope Collector - Coleção e anotação discreta de auscultações em ambientes hospitalares reais
Autor Daniel Cláudio Pereira
Orientador Ricardo João Cruz Correia
Co-Orientador Miguel Tavares Coimbra
Data de Entrega 2010/10
URL http://hdl.handle.net/10216/62312
Palavras-chave Sistemas de apoio à decisão clínica, Auscultação cardíaca, Estetoscópios, Colecta de dados, Interface homem-maquina
Resumo

Introdução: Os estetoscópios electrónicos são aparelhos médicos que podem colectar, armazenar e por vezes transmitir batimentos cardíacos de uma auscultação acústica num formato digital. Pode então ser reproduzido, enviado para um colega para uma segunda opinião, estudado ao pormenor depois de uma auscultação, usado para ensino ou, tal como encaramos isso, pode ser utilizado como uma ferramenta barata e poderosa para triagem de patologias cardíacas. Neste trabalho, apresentamos o desenho, desenvolvimento e implementação de um protótipo para colectar e anotar os batimentos cardíacos em ambientes hospitalares reais.


Objectivo: O nosso principal objectivo é criar um protótipo que possa reunir uma grande base de dados anotada para o processamento de sinal cardíaco e o machine learning. Como tal, cumprir o objectivo principal requer a realização dos seguintes objectivos: (1) Definir um modelo de base de dados para todos os dados colectados que incluirá, além dos dados de áudio, as informações do registo do paciente, (2) Conceber sistemas eficazes de colecta de dados que fazem não perturbem a rotina hospitalar; (3) Estudar soluções para a anotação rápida e simples das amostras de áudio colectadas.


Métodos: O protótipo apresentado gira em torno de um estetoscópio electrónico que pode transmitir o sinal de áudio colectado para um tablet PC. Interacção com este sistema é baseado em dois modelos: um modelo de colecta de dados e um modelo de anotação de dados. Um modelo de dados específico foi criado para o repositório.


Resultados: A contribuição deste trabalho é a apresentação do desenho, desenvolvimento e implementação de um protótipo para colectar e anotar os batimentos cardíacos em de ambientes hospitalares reais. Este protótipo está operacional e já foi implementado em dois hospitais (Centro Hospitalar do Alto Ave, Guimarães, Portugal, e Real Hospital Português, Recife, Brasil).