Hospital Curry Cabral

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa

Rua da Beneficiência, nº8, 1069-166 Lisboa

Telefone geral: 21 792 42 00



Seguindo as teorias mais avançadas da época para a concepção de hospitais, é projectado e construído numa estrutura pavilionar, constituída por 22 pavilhões autónomos e uma lotação de 728 camas especializadas em doenças infecciosas, o Hospital de Curry Cabral.

A construção fica concluída em Dezembro de 1904 e recebe, em Janeiro de 1906, os seus primeiros doentes, transferidos do Hospital Rainha D. Amélia e de outros hospitais (doentes tuberculosos e, posteriormente, outros doentes infecto-contagiosos).

Então designado por Hospital de Doenças Infecto-contagiosas – devido à sua vocação - ou Hospital do Rêgo – por via da sua localização - é integrado, em 1913, no Grupo Hospitais Civis de Lisboa, que agrega os hospitais de Dona Estefânia, Santa Marta, Arroios, São José e Capuchos/Desterro, sendo rebaptizado, em 1929, com o nome de Hospital de Curry Cabral, em homenagem ao seu fundador, o Enfermeiro-Mor José Curry da Câmara Cabral.

Embora vocacionado, originalmente, para as chamadas doenças infecto-contagiosas (primeira década do séc. XX), o HCC é hoje uma unidade polivalente, que apresenta níveis de diferenciação e qualidade de referência a nível nacional.

Em Abril de 2010, com a publicação do Decreto-Lei n.º 21 de 24 de Março, o Hospital vê o seu estatuto de sector público - administrativo alterado, tendo passado a entidade pública empresarial.

A 27 de Dezembro de 2011 é encerrado o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico e Psiquiátrico, passando o mesmo a ser realizado no Serviço de Urgência do CHLC. Conjuntamente foi encerrada também a Unidade de Intervenção Vascular.

A 01 de Março de 2012, o Decreto-Lei n.º 44/2012 de 23 de Fevereiro entra em vigor e altera a composição do Centro Hospitalar de Lisboa Central - CHLC, EPE integrando outros dois hospitais: o Hospital de Curry Cabral, EPE e a Maternidade Dr. Alfredo da Costa – SPA.

Áreas

Anestesiologia e Blocos Operatórios

Cirurgia

Medicina

Músculo-esquelética

Urgência Geral Polivalente e Cuidados Intensivos

Especialidades

Anatomia Patológica

Anestesiologia

Cirurgia Geral

Doenças Infecciosas

Endocrinologia e Nutrição

Imunohemoterapia

Medicina Física e de Reabilitação

Medicina Interna

Nefrologia

Ortopedia

Unidades Funcionais

Unidade de Cirurgia de Ambulatório

Unidade de Patologia Colo-Retal

Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doenças Endócrinas

Unidade Hepato-Bilio-Pancreática[1]


  1. http://www.chlc.min-saude.pt/hospital.aspx?menuid=480