ISO 13606

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
ISO 13606
Designação
Sigla
Ano de Criação
Entidade Criadora
Entidade Gestora
Versão Atual
Área(s) de Aplicação


ISO 13606 – Informática na Saúde – Comunicação de Registos Electrónicos de Saúde

A ISO 13606 é uma norma europeia do Comité Europeu de Normalização (CEN) e aprovada como um padrão ISO internacional. Foi elaborada para alcançar a interoperabilidade semântica na comunicação de registos electrónicos de saúde (EHR), isto é, no acesso, transferência, adição ou modificação de dados em EHR, preservando o significado clinico inicial pretendido pelo autor e reflectindo a confidencialidade desses dados desejada pelo autor e pelo paciente [1]. A norma ISO 13606 tem como principal objectivo definir uma rigorosa e estável arquitectura de informação para a comunicação, de parte ou da totalidade, dos EHR de um paciente entre sistemas EHR, ou entre sistemas EHR e um repositório de dados EHR centralizado [2]. Pode ainda ser usada para a comunicação de EHR entre um sistema EHR e aplicações clínicas ou componentes de apoio à decisão, que precisam de aceder ou fornecer dados de EHR [2]. A ISO 13606 segue uma arquitectura de modelo duplo, que inclui o modelo de referência (para armazenamento de dados) e o modelo arquétipo (para descrever semanticamente essas estruturas), evidenciando uma separação entre informação e conhecimento. O Modelo de Referência inclui as entidades básicas para representar qualquer informação dos EHR. O Modelo Arquétipo corresponde a definições formais de conceitos clínicos, tais como relatórios de medição de glicose ou história familiar, na forma de combinações estruturadas e constrangidas das entidades de um modelo de referência [2] [3].

Modelo de Referência

É um modelo orientado para o objecto que é usado para representar as propriedades genéricas e estáveis da informação dos registos electrónicos. É composto por um pequeno conjunto de classes que definem os blocos genéricos de construção dos EHRs [3].

Principal arquitectura de classes dos EHRs dentro da norma 13606
EHR Registo eletrónico de uma pessoa
Pastas Elevado nível de organização de um EHR, p.ex, por episódio, por especialidade clínica
Composições Sessão de cuidados clínicos ou documento, p.ex uma carta ou um resultado de um teste
Secções Cabeçalho reflectindo o fluxo de trabalho ou o processo de consulta
Entradas Estado clinico, p. ex observações, evoluções ou instruções
Clusters Estruturas de dados agrupados, p.ex tabelas
Elementos Dados singulares, p.ex peso, altura
Dados Tipos de dados, p.ex termos codificados, medições com unidades

Este modelo especifica a forma como os dados de saúde devem ser agregados para criar estruturas de dados mais complexas e que informação deve acompanhar cada porção de dados de modo que as exigências legais e éticas sejam cumpridas [1]. Tipicamente, um modelo de Referência contem [2]:

  • Um conjunto de tipos primitivos
  • Um conjunto de classes que definem os blocos de construção dos EHRs. Qualquer anotação num EHR deve ter uma instância de uma dessas classes.
  • Um conjunto de classes auxiliares que descreve a informação a ser adicionada a uma anotação de um EHR.

Modelo Arquétipo

É a arquitectura adoptada nas especificações para a modelagem do conhecimento. Consiste na definição das “combinações de” e “restrições a” das classes existentes num modelo de referência que são necessárias para expressar um conceito especifico em saúde [4]. Este modelo é composto por três secções principais [2]:

  • Cabeçalho: Contem meta-dados sobre o arquétipo, por exemplo um identificador ou informações de auditoria.
  • Definição: É o local onde o conceito clinico, que representa o arquétipo, é descrito em termos de entidades de referência do modelo.
  • Ontologia: É onde as entidades definidas na secção “definição” são descritas e adicionadas terminologias.

Referências

[1] Kalra, D. Electronic Health Record Standards. IMIA, 2006.

[2] http://www.en13606.org/the-ceniso-en13606-standard

[3] Santos, M. R.; Bax, M. P.; Diniz, L. M. Criando extratos de dados clínicos com base Modelo de Referência da norma ISO 13606 e Arquétipos. CBIS, 2010.

[4] Beale T. The GEHR Archetype System. The Good Electronic Health Record Project, Australia; Aug 2000