Implementação e avaliação da utilização de algoritmos médicos no VCIntegrator

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Implementação e avaliação da utilização de algoritmos médicos no VCIntegrator
Autor Cláudia Trindade Vilaça
Orientador Ricardo João Cruz Correia
Co-Orientador Tiago Nuno Silva e Costa
Data de Entrega 2011/10
URL http://hdl.handle.net/10216/62260
Palavras-chave Algoritmos médicos, Patologia mamária
Resumo

Os algoritmos médicos, também designados como calculadoras, podem ser definidos como qualquer cálculo, fórmula, inquérito ou estrutura de dados que seja útil na saúde.


O VCIntegrator é uma plataforma integradora de registos eletrónicos virtuais do paciente (REVP) desenvolvido pelo Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e tem vários objetivos, entre eles, recolher os dados e armazenar os relatórios clínicos num repositório único.


A motivação desta dissertação é auxiliar os profissionais de saúde aquando da prestação de cuidados ao paciente, para que estes cuidados possam ser efetuados com mais qualidade. Esta dissertação tem três objetivos, que são: (1) desenvolver uma aplicação Web para referenciar pacientes para centros ou unidades especializadas em patologia mamária a qual se designará por BreastCHECK, (2) implementar algoritmos médicos no sistema VCIntegrator, que se encontra em utilização no Hospital S. João, sendo que a implementação destes algoritmos visa a melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde ao paciente, pois auxiliam os profissionais de saúde na tomada de decisão e (3) avaliar a utilização dos algoritmos médicos no sistema de informação do Centro da Mama (Breast.Care).


Relativamente ao primeiro objetivo, o algoritmo que foi utilizado faz parte da recomendação do Alto Comissariado da Saúde (Recomendações Nacionais para diagnóstico e tratamento do cancro da mama) e refere-se aos critérios de referenciação de pacientes para centros ou unidades especializadas em patologia mamária. O algoritmo de referenciação foi implementado numa página Web com recurso ao JavaScript e HTML, sendo o código deste algoritmo baseado nos critérios de urgência de referenciação a unidades de patologia mamária.
Esta aplicação Web está disponível para qualquer profissional de saúde e através da seleção dos critérios é obtido o nível de urgência para referenciação do paciente. O algoritmo de referenciação é uma ferramenta de trabalho que ajuda o clínico a compreender se deve referenciar ou não o paciente.


Quanto ao segundo objetivo, os algoritmos médicos para registos clínicos, inicialmente procedeu-se ao levantamento destes, através de uma pesquisa no site The Medical Algorithm Project e foram encontrados 1516 algoritmos, destes a lista dos primeiros 100 apresentada no site foi analisada pela equipa de desenvolvimento do Breast.Care, que selecionou 13 algoritmos e adicionou mais um algoritmo baseado na Web, para posteriormente se elaborar um questionário aos médicos do Centro da Mama do Hospital de S. João, pedindo que classificassem estes algoritmos de acordo com a sua importância na utilização no sistema. Após a análise das respostas dos questionários foram selecionados três algoritmos, que foram implementados no VCIntegrator recorrendo ao JavaScript e HTML, sendo o código dos algoritmos baseado em artigos científicos.
Quanto à implementação dos algoritmos médicos dentro do VCIntegrator, houve algumas dificuldades, devido às especificidades da plataforma, o que tornou a implementação mais demorada.


O último objetivo diz respeito à avaliação da utilização dos algoritmos implementados, procedeu-se à elaboração de um questionário para futuro preenchimento pelos médicos da mesma Unidade para que avaliassem o desempenho dos algoritmos. Não houve tempo de proceder à avaliação pelo fato dos médicos ainda não usarem a aplicação à tempo suficiente.


Relativamente ao cancro da mama existem muitos algoritmos médicos e os profissionais de saúde revelam desconhecer alguns destes algoritmos, o que vem destacar a importância deste tipo de ferramenta, para permitir fazer chegar este tipo de conhecimento médico ao profissional de saúde.


Em termos de trabalho futuro, seria interessante aplicar esta técnica aos módulos já instalados no VCIntegrator utilizando algoritmos médicos para essas especialidades, ou a outras áreas possíveis.