Medquest: Um projecto de questionários web na área da saúde

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Medquest: Um projecto de questionários web na área da saúde
Autor Jorge Abel Jácome Gomes
Orientador Ricardo João Cruz Correia
Co-Orientador Armando Rogério Martins Teixeira Pinto
Data de Entrega 2009
URL http://hdl.handle.net/10216/44940
Palavras-chave Recolha de dados, Análise de dados, Questionário web, Produção de estatísticas, MedQuest
Resumo

As tecnologias da informação, particularmente as redes informáticas e a Internet, estão a permitir mudanças no paradigma em torno da recolha de dados, ao trazer novos possibilidades e desafios, levando a que o processo esteja cada vez mais baseado na web. Um dos instrumentos habituais para a recolha de dados é o questionário, normalmente utilizado em processos de sondagem, cuja transposição do papel para ambiente informático vem sendo feita gradualmente, resultando daí novos modelos de construção e exploração. Ao mesmo tempo, constata-se que os questionários web e respectivas bases de dados são cada vez mais necessários em Saúde, por exemplo, na investigação clínica e em intentos envolvendo várias instituições (estudos multicêntricos). No entanto, a elaboração de questionários neste tipo de suporte informático, além de acarretar custos adicionais, é algo difícil e morosa, em particular para os profissionais de saúde.


Objetivo: Nesse contexto, aparece o projecto MedQuest cujo principal objectivo é o de disponibilizar uma aplicação assente em tecnologias web, destinada à exploração de questionários on-line para a área da saúde, que permita a construção amigável de questionários, o processo de recolha de dados, a produção automática de estatísticas e a exportação dos dados que podem ser depois analisados por outras ferramentas.


Métodos: A metodologia usada com vista à concretização dos objectivos propostos comportou um levantamento em termos, nomeadamente, das necessidades existentes, da bibliografia sobre o assunto, dos produtos similares encontrados no mercado, de técnicas e métodos de implementação actualizados e adequados para o efeito. Com a ajuda dos resultados obtidos delineou-se então uma estratégia de implementação da aplicação web englobando os conceitos e estrutura subjacente, em como o comportamento que deveria evidenciar.


Resultado: Como resultado, surge um conjunto de módulos de trabalho para a construção de questionários, recolha de dados e análise e exportação destes, cujo desenvolvimento reflecte as necessidades dos clientes aos quais se destinam as versões de produção saídas da versão matricial implementada, da qual é feita uma descrição aprofundada ao longo deste documento.


Conclusão: Por fim, deixa-se uma reflexão sobre o percurso com mais de dois anos já realizado, com considerações em termos da metodologia usada e dos resultados obtidos, bem como, dos desenvolvimentos futuros.