Metadados

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Metadados
Sigla
Aplicações
Conceitos relacionados

Os metadados (metadata) oumetainformação é o conjunto de atributos que descrevem um dado objeto informacional.


O seu principal propósito é ligar e integrar grandes coleções de informação digital heterogénea, para as quais contribuem diferentes instituições, criando um único e unificado repositório de informação digital ao qual todos podem aceder, a partir de qualquer local e em qualquer altura.


No entanto, a metainformação para a preservação digital é bastante complexa; os esquemas podem variar em conteúdo, dependendo do recurso digital.
Por norma, os esquemas incluem:

  • metainformação descritiva para o processo de preservação;
  • metainformação técnica;
  • e metainformação de direito para descrever informação copyright.

Contudo, existem uma série de outros elementos extra para descrever imagens e outros recursos multimédia. Por isto, foram desenvolvidos modelos de metadados especificamente para serem utilizados especificamente em determinados campos de estudo ou ou tipo de recurso informacional.


Os metadados de preservação são uma estratégia que visa fornecer informação descritiva suficiente sobre os objetos informacionais e para apoiar as duas principais técnicas de preservação digital: a migração e a emulação.




O principal objetivo dos metadados é, então, descrever e documentar os processos e consequentes atividades relacionados com a preservação de materiais digitais, de tal forma que a recuperação e utilização da informação seja possível.
Assim, reúnem informação detalhada sobre a fonte, a autenticidade, as atividades de preservação, o ambiente tecnológico e as restrições legais do objeto digital a ser preservado.


A metaiformação é a melhor forma de minimizar o risco de os recursos digitais se tornarem inacessíveis.




Referências

  • D.G. Alemneh, S.K. Hastings, C. Hartman. A Metadata Approach to Preservation of Digital Resources: The University of North Texas Libraries' Experience . First Monday, vol. 7, nº 8, 2002.
  • K.H. Lee, et al.. The State of the Art and Practice in Digital Preservation. Journal of Research of the National Institute of Standards and Technology, vol. 107, nº 1, Jan-Fev. 2002.