Open Dental

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
11714548 10203416023720545 11739935 n.jpg
Open Dental
Sigla
Designação Open Dental
Data de Lançamento 2003
Entidade Criadora
Entidade Gestora
Versão Atual 15.2
Requisitos Técnicos
Tipo de Licenciamento
Arquitetura
Sistema Operativo
Especialidade Médica
Utilizadores Principais
Função Processar e Gerir Dados Odontológicos


Definição

O Open Dental é um software open source que permite processar e gerir dados odontológicos. Foi fundado à data de 2003 e licenciado pela GNU General Public License (GPL).

Através deste software é possível consultar e armazenar imagens e raios-X, bem como o histórico clínico, tratamentos e diagnósticos dos pacientes. O Open Dental permite inclusivamente a gestão financeira associada a todos os processos envolventes no tratamento dos pacientes, realizados pelos profissionais de saúde da área clínica dentária.

O seu design foi configurado para que toda a informação, fosse configurada num novo formato, o registo eletrónico, dispensando o registo em papel e o arquivamento em armários.

A sua instalação requer o MySQL para configuração do serviço das bases de dados. Este software pode ser instalado no Windows 8.1, 8, 7, 2012, 2008, Vista ou 2003. Umas das principais formas de se obter um suporte de qualidade é ter uma conexão de internet de alta velocidade [1].

Requisitos

Para que os profissionais de saúde tenham maior controlo sobre as suas atividades e consigam prestar um atendimento de qualidade aos doentes os sistemas eletrónicos de saúde devem ser capazes de garantir a segurança dos dados, reduzir custos operacionais, melhor qualidade e facilidade de funcionamento [2].

Um requisito é uma característica do sistema ou descrição de algo que o sistema é capaz de realizar, para atingir seus objetivos. No geral os requisitos descrevem o comportamento e atividades de um sistema e são classificados em requisitos funcionais e não-funcionais. Um requisito funcional descreve as interações entre o sistema e o ambiente e de como o sistema em si se “comporta dado um certo estímulo”. Já os requisitos não-funcionais são descritos como restrições ao sistema relacionados com o desempenho, tempo de resposta, usabilidade e segurança do sistema, entre outros [3].

Avaliamos o sistema através de alguns requisitos presentes no Manual de Certificação para Sistemas de Registo Eletrónico em Saúde da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) [4] e também realizamos uma pesquisa bibliográfica de forma a nos permitir a construção de requisitos específicos para a Medicina Dentária [2] [5] [6] [7].


Avaliação do software

No total de 74 requisitos que definimos apenas 19 requisitos não foram cumpridos, alguns deles nem foi possível testar devido à versão instalada.

Verificamos a existência de algumas limitações devido ao software instalado ser um trial. A versão disponibilizada no site inicialmente, é um trial que apenas permite criar registo clínico de 30 pacientes, após a instalação é sugerido um upgrade para uma versão mais completa, mas tal situação não foi alcançada devido a problemas técnicos. Por isso, alguns requisitos não foram testados.

Não conseguimos verificar a validação dos seguintes requisitos: versão do sotware, associação do consentimento à informação de saúde, apresentação dos dados, permanência, movimento de stock.

O sistema não permite uma cópia segura do RES, uma vez que qualquer utilizador consegue realizar o backup dos dados, isto traduz numa falha de segurança.

É possível visualizar a história clínica do paciente, no entanto qualquer mudança que seja feita na ficha clínica não é possível de se aceder, por isso não permite a visualização do histórico de alterações. Contém sempre os dados dos pacientes mas caso alguém os apague não dá para recuperar, porém contém sempre um aviso antes de se apagar os dados.

Verificamos que não há acesso ao controlo de determinados dados associados à imagem médica, tais como conhecimento dos pixéis.

No Open Dental as permissões por consentimento encontram-se bem delineadas por parte das entidades utilizadoras do sistema de registo há definições de consentimento de informação que são fulcrais para uma boa comunicação. No entanto, também verifica-se que quando alterados determinados dados não há critério de proteção contra a alteração ou adulteração de informação, sendo este um parâmetro a melhorar futuramente, pois pode comprometer a informação do sistema.

Open Dental, possui um sistema de armazenamento em base de dados MySql e permite a pesquisa e indexação de forma organizada, permitindo fácil acesso aos dados. Os dados podem ser armazenados com vários formatos.

Alguns parâmetros base necessários que um sistema de registo eletrónico em medicina dentária deve acarretar: identificação dos pacientes, e critérios principais como a anamnese, histórico clinico, plano de tratamento, controlo de custos, etc. O Open Dental valida todos estes requisitos, como também a anexação de documentos ao processo. Permite inclusivamente acesso ao odontograma que permite melhor perceção clinica do caso clinico.

Concluímos que existe algumas falhas de segurança, como por exemplo, a não existência de encerramento por inatividade, no entanto na prática médico-dentária este requisito não é fundamental uma vez que interfere na prática clínica, é desnecessário estar constantemente a iniciar sessão.


Sugestões futuras

Através dos requisitos analisados pôde-se verificar todas as características do sistema e com isto ter uma melhor perspetiva futura de como o programa em si, tal como outros semelhantes, poderão ajudar o profissional de saúde bem como o utente.

Ao longo do trabalho registou-se quais os parâmetros mais importantes a serem melhorados futuramente, providenciando, de certa forma uma melhoria dos cuidados médicos.

Constatou-se que seria muito importante haver um sistema automático que envie lembretes aos pacientes através de comunicação seletiva e automática para relembrar consultas, marcar visitar de controlo, promover serviços novos de tratamento. De acordo com situações adversas que possam surgir, seria importante desenvolver uma função que possibilite dar ao paciente prioridade na marcação de um horário para atendimento com urgência.

Como sugestão futura, o controlo de stock e o sistema de alerta em casos de alergias são parâmetros a melhorar, pois permitem um cuidado acrescido correspondente a cada paciente.

Relacionando as funcionalidades do sistema constatou-se que o administrador tem de fazer “import” de documentos e de exames por isso, seria adequado a interoperabilidade com outros sistemas de informação, nomeadamente sistemas de gestão e de radiologia, que permitisse aquando um RX, que o mesmo fizesse parte do historial clínico, de forma automática.

Para que o doente sentisse que estava a ser sempre acompanhado durante as visitas achou-se que seria pertinente mostrar o tratamento ao paciente através de animações, gráficos intuitivos que permitissem um uso flexível tanto do doente como do profissional de saúde. Também é importante haver um controlo de inatividade bem como de tentativas de login, melhorando assim a segurança dos dados.

Por último e não menos importante, seria indispensável melhorar a segurança de senhas, impondo ao utilizador uma troca periódica de senha ou obrigar a senha a exigir um determinado número de caracteres.

Referências

  1. “Site Open Dental.” Available: http://www.opendental.com/index.html. [Accessed: 15-Jun-2015].
  2. I. Amador, “Relatório de Projeto de Licenciatura. Sistemas de Gestão para Clínica Dentária,” Dep. Ciências Económicas e Empres. Univ. Mindelo, 2013.
  3. S. L. Pfleeger, “Engenharia de Software. São Paulo, Brasil : Pearson,” vol. Vol. 1, 2004.
  4. M. S. B. de I. em S. Silva, “Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES). Versão 4.0. Certificação 2011,” 2011.
  5. M. Mônica and M. França, Prontuário Clínico Odontológico Prontuário Clínico Odontológico.
  6. S. C. O. Sistema and P. Clínica, “Sco – sistema para clínica odontológica: gerenciamento de agendamento,” 2010.
  7. http://www.portaleducacao.com.br/odontologia/artigos/12336/documentos-e-prontuarios-odontologicos%23ixzz282iagptH#!1


Links Externos