Sistema interactivo para Gastroenterologia

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Sistema interactivo para Gastroenterologia
Autor António Manuel Jorge de Sousa
Orientador Miguel Tavares Coimbra
Co-Orientador
Data de Entrega 2012/10
URL http://hdl.handle.net/10216/71711
Palavras-chave Diagnóstico, Gastroenterologia, Apoio à decisão, Processamento de imagem
Resumo

O sistema digestivo é não só um dos mais importantes do corpo humano, como também dos mais propícios a sofrer de vários tipos de cancro [1] tornando muito importante o desenvolvimento de técnicas e sistemas que permitam aos clínicos gastroenterologistas uma maior e melhor precisão no diagnóstico e tratamento das várias patologias que afectam este sistema.


O projecto CAGE, financiado pela FCT, tem como objectivo pesquisar e desenvolver um sistema de apoio à decisão que pode ser implantado nas salas de gastroenterologia actuais, que poderá apoiar a decisão clínica do médico quanto ao diagnóstico do paciente ou até ser usado como ferramenta de treino para internos de gastroenterologia.


Sendo apenas uma parte integrante de todo o projecto acima descrito, este trabalho assenta sobre a vertente tecnológica associada à captura e transmissão do vídeo durante um exame. Para este efeito, efectuou-se o levantamento de requisitos iniciais através da recolha de informações in loco para a construção de um sistema capaz de realizar a gravação de imagens provenientes de um endoscópio e realização do seu streaming para dispositivos móveis.


Perante os resultados obtidos foi desenvolvido um sistema capaz de efectuar a recolha e o streaming de imagens a ser colhidas por um endoscópio, contribuindo assim para que no futuro se possa fazer o seu processamento e visualização integrada num sistema de apoio à decisão. O sistema foi testado para gravações e streaming até um máximo de 10 horas consecutivas.