Terminologia Unificada da Saúde Suplementar

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Terminologia Unificada da Saúde Suplementar
Designação Terminologia Unificada da Saúde Suplementar
Sigla TUSS
Ano de Criação 2009
Entidade Criadora
Entidade Gestora
Versão Atual
Área(s) de Aplicação Codificação de procedimentos

Descrição

A TUSS foi instituída como terminologia oficial para codificação dos procedimentos em saúde da TISS em 2009 por meio da Instrução Normativa – IN nº 34, de 13 de fevereiro de 2009, da Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES) (ANS 2009a), mas só foi implementada em Julho de 2010 (ANS 2009b).

Neste mesmo documento, a ANS impõe o uso da TUSS pelas operadoras de planos de saúde privados e prestadoras de serviços para a saúde suplementar, e também qualifica a AMB como sendo a responsável por definir os itens da TUSS, bem como de realizar a sua manutenção e divulgação. Todas as ações sobre a TUSS partindo da AMB necessitam de aprovação da ANS e COPISS.


A TUSS é definida em formato tabular, dividida em quatro capítulos (Procedimentos Gerais, Procedimentos Clínicos, Procedimentos Cirúrgicos e Invasivos, Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos), estando cada capítulo ainda dividido em Grupos e Subgrupos. Nesta tabela ainda constam os Termos (termos associados ao procedimento em si) e o seu respectivo Código, de oito algarismos.


A tabela TUSS foi construída baseada na classificação da AMB (CBHPM), portanto possui a mesma organização hierárquica.