Vantagens na utilização de um Sistema de Arquivo e Distribuição de Imagem para Teleradiologia

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
Vantagens na utilização de um Sistema de Arquivo e Distribuição de Imagem para Teleradiologia
Autor Marlene Alves Pereira Brandão
Orientador António Duarte Bica
Co-Orientador Luís Filipe Antunes
Data de Entrega 2011/10
URL http://hdl.handle.net/10216/62292
Palavras-chave PACS, Teleradiologia, Relatório
Resumo

Introdução': A utilização de um sistema de arquivo e distribuição de imagem (PACS) para teleradiologia pode servir como um veículo para que esta tecnologia possa melhorar a utilização e rentabilização dos serviços de radiologia a um nível regional.


Objectivo: O principal objectivo desta dissertação consistiu em determinar as principais vantagens na utilização de um PACS para teleradiologia.


Métodos: Efectuou-se uma avaliação qualitativa da utilização do PACS para teleradiologia, através da realização de um inquérito aos profissionais de saúde (técnicos de radiologia e médicos), numa instituição onde o PACS está implementado e a ser utilizado para teleradiologia (estudo observacional descritivo, baseado na opinião dos utilizadores, pós implementação).


Resultados: Foram identificados três projectos na zona norte do país, Caleno, Gamite e CDPs do distrito do Porto, que utilizam o PACS para teleradiologia. No entanto o projecto Gamite não está operacional. De acordo com as respostas obtidas a partir do inquérito realizado nos CDPs 75% dos inquiridos referem que o PACS é muito importante e fundamental para a prática clínica; 92% referem que houve uma melhoria na prestação dos cuidados de saúde, 75% indicam ter havido uma redução dos custos e 58% alteração da produtividade, na utilização do PACS para teleradiologia.


Discussão: Com a apresentação das vantagens associadas à utilização do PACS em teleradiologia pretendeu-se demonstrar as mais valias associados a este conceito e tentar, assim, fomentar a sua utilização. As principais vantagens são: melhoria da prestação dos cuidados de saúde, diminuição dos custos, alteração da produtividade (aumento), acesso com mais segurança, facilidade de utilização, acesso aos exames anteriores, acesso aos exames anteriores realizados noutro local e pós-processamento de imagens.