Bases de Dados e Bases de Conhecimento

Da aprendis
Revisão das 13h53min de 31 de julho de 2015 por Maria João Simões (Discussão | contribs)

(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Bases de Dados (BD) e Bases de Conhecimento (BC) são repositórios de informação sobre determinado assunto. Estes dados são recolhidos e registados por diversas fontes, são geridos, organizados e partilhados com utilizadores. Pretende-se que a informação destes repositórios seja facilmente gerida, atualizada e acessível.



Bases de Dados vs Bases de Conhecimento

Há uma diferença substancial entre uma base de dados e uma base de conhecimento. Uma base de dados representa um repositório de informação processada de forma a proporcionar as ligações entre conceitos ou palavras com base na referência cruzada. Na era da computação moderna, com velocidades de memória e capacidade de processamento elevados, as bases de dados podem envolver milhões de dados que podem ser facilmente acedidos e trabalhados ou manipulados por um utilizador. As bases de dados são estruturadas de acordo com os requisitos especificados de forma a permitir o acesso rápido e eficiente a determinada informação, podendo crescer, contínuamente, à medida que os dados vão sendo registados. As bases de conhecimento são coleções de informação mais complexas e requerem mais recursos computacionais que permitam a extrapolação dos dados que são processados de forma a gerarem conhecimento. Num sistema baseado em conhecimento a informação inserida pode alterar a inteligência que o sistema fornece. À medida que novos conceitos ou teorias são formulados podem ser adicionados ao sistema e os utilizadores podem receber resultados completamente diferentes. Assim as bases de conhecimento permitem realmente processar a informação em descobertas inteligíveis.


O que diferencia os Dados da Informação e do Conhecimento?


Dados

Os dados constituem a matéria-prima da informação, ou seja, são a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.


Informação

Informação corresponde a dados tratados, ou seja, é o resultado do processamento dos dados por via eletrónica, mecânica ou manual, que geram determinado significado. Podem tomar-se decisões ou fazer determinadas afirmações com base em determinada informação.


Conhecimento

O conhecimento vai além da informação pois além de ter um significado tem uma aplicação. Constata-se que a informação é importante mas o conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que a informação por si só não tem capacidade de apresentar. Verifica-se que a informação resulta de dados trabalhados e que conhecimento resulta de informação trabalhada.