Diferenças entre edições de "Desenvolvimento e Avaliação de um Curso Moodle de E-Learning para Triagem de Doenças Cardíacas Congénitas"

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com: '{{Dissertação |Autor=Ana Cristina Antunes de Oliveira |Orientador=Miguel Tavares Coimbra |Co-Orientador=Sandra da Silva Mattos |Data de Entrega=2014/12 |URL=http://hdl.hand...')
 
 
(Há uma edição intermédia do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 26: Linha 26:
 
[[Categoria: Ensino à Distância]]
 
[[Categoria: Ensino à Distância]]
 
[[Categoria: Telemedicina]]
 
[[Categoria: Telemedicina]]
 +
[[Categoria:Doença Cardíaca Congénita]]
 +
[[Categoria: Dissertação MIM7]]

Edição atual desde as 17h31min de 12 de setembro de 2016

Desenvolvimento e Avaliação de um Curso Moodle de E-Learning para Triagem de Doenças Cardíacas Congénitas
Autor Ana Cristina Antunes de Oliveira
Orientador Miguel Tavares Coimbra
Co-Orientador Sandra da Silva Mattos
Data de Entrega 2014/12
URL http://hdl.handle.net/10216/77872
Palavras-chave E-Learning, Triagem neonatal, Cardiopatias congênitas
Resumo

Introdução: A morbilidade e mortalidade das cardiopatias congénitas, bem como o seu processo de diagnóstico, são um problema mundial. Esta realidade torna-se ainda mais crítica nos países em desenvolvimento, onde a escassez de profissionais qualificados e os problemas estruturais na área da saúde são uma constante. Com o aumento do uso da internet e das tecnologias de informação e comunicação, o ensino à distância – e-learning – emergiu como o recurso que visa atender a essas necessidades e, portanto, fornecer novas competências e novos conhecimentos aos profissionais de saúde a um menor custo e sem a necessidade de um alto grau de conhecimentos de informática.


Objetivo: Desenvolver e avaliar um curso e-learning via Moodle para a triagem neonatal das cardiopatias congénitas, em virtude da necessidade de formação de profissionais de saúde em 20 hospitais interligados, via telemedicina, na Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba, com a Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal do Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco, em Recife.


Metodologia: Participaram neste estudo 62 profissionais da área da saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros e médicos internos. Foi avaliado o conhecimento antes e após o curso. No final do curso foi utilizado um questionário de satisfação.


Resultados: O resultados revelam diferenças entre a pontuação na avaliação de conhecimentos antes e após o curso ministrado via e-learning (Z = -4,788; p = 0,000). Os resultados indicam ainda elevados valores de satisfação (µ = 86,8%; σ = 12,2%; minimum = 66,7%; maximum = 100,0%). A adesão ao curso foi elevada (79,03%), contudo a desistência regista um valor considerável (38,78%), com maior índice nos primeiros capítulos. A proporção de aprendizagem revela diferenças estisticamente significativas de acordo com a profissão (Chi-Square = 6,529; p = 0,038) e com a especialidade (Chi-Square = 9,581; p = 0,022). viii


Conclusões: As principais contribuições deste estudo prendem-se com criação de um curso assíncrono e-learning no Moodle, e estão relacionadas com aquisição de conhecimentos relativa à diferença encontrada antes e após o curso, que confirma que o e-learning é uma tecnologia viável para a formação contínua e capacitação no contexto da triagem neonatal de cardiopatias congénitas.