Diferenças entre edições de "Integração de Informações e Análise Epidemiológica para Pacientes Vítimas de Trauma na Unidade de Emergência do HCFMRP"

Da aprendis
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com: '{{Dissertação de Pós-Graduação |Autor=Eduardo Alexandre Gula |Orientador=Domingos Alves |Tipo de Dissertação=Dissertação de Mestrado |Data de Entrega=2012 |Palavras-...')
 
(Sem diferenças)

Edição atual desde as 18h46min de 30 de setembro de 2016

Integração de Informações e Análise Epidemiológica para Pacientes Vítimas de Trauma na Unidade de Emergência do HCFMRP
Autor Eduardo Alexandre Gula
Orientador Domingos Alves
Co-Orientador
Tipo de Dissertação Dissertação de Mestrado
Data de Entrega 2012
URL
Palavras-chave Trauma, Exames hospitalares, Sistema de informação em saúde
Resumo


Introdução: Desde 1980 observa-se um crescente registro de ocorrências de causas externas no Brasil, que passaram a ocupar o segundo lugar dentre as causas de morte em grandes centros urbanos, superando as neoplasias.


Métodos: Foram analisados os dados de pacientes vítimas de trauma com internação na Unidade de Emergência do HCFMRP, em Ribeirão Preto (SP) entre 2006 e 2009. Foi realizada uma análise descritiva, envolvendo informações sobre o evento traumático, índices de gravidade RTS, ISS e TRISS, provenientes do software IntegraVep, de uso do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMRP, além de quantificações de exames laboratoriais e radiológicos demandados aos referidos pacientes, com o intuito de analisar as características e evolução dos pacientes.


Resultados e Conclusão: Foi possível observar a alta quantia de exames radiológicos e laboratoriais solicitados para pacientes com lesões leves além da distribuição dos pacientes quanto a faixa etária, sexo, mecanismos de trauma e gravidade de lesão. A utilização de um software específico para análise dos dados existentes no banco de dados do HCRP se mostrou adequada ao ser usado para os pacientes vítimas de trauma, podendo ser expandido para os demais setores do hospital.