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O manutenção é uma [[Fases_de_um_sistema_de_informação| fase de um sistema de informação]] e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI.
 
O manutenção é uma [[Fases_de_um_sistema_de_informação| fase de um sistema de informação]] e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI.
 
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No entanto, existe uma atividade de manutenção que deve ser aplicada durante todo o processo de desenvolvimento de um software/sistema de informação: '''Gestão de Configurações'''.
 
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==Atividades da Gestão de Configurações==
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* Identificar mudanças nos produtos do desenvolvimento;
 
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* Controlar mudanças;
 
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* Informar os stakeholders/utilizadores das mudanças.
 
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==Tipos de Manutenção==
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* Manutenção evolutiva (para melhoria) - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções;
 
* Manutenção evolutiva (para melhoria) - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções;
 
* Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades (eg. novas leis);
 
* Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades (eg. novas leis);
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* Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil.
 
* Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil.
  
== Contratos de manutenção com fornecedores==
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== Contratos de manutenção com fornecedores ==
 
Os contratos de manutenção normalmente incluem ou um acordo entre :
 
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# a área de TI e o seu cliente interno (SLA - Service Level Agreement)  
 
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Edição atual desde as 13h04min de 9 de fevereiro de 2017

Introdução ⌘

O manutenção é uma fase de um sistema de informação e consiste no processo de aplicar mudanças aos sistemas durante a sua vida útil, de acordo com as necessidades da organização e/ou dos utilizadores. Por isto, é essencial para garantir o bom funcionamento dos SI. A manutenção permite resolver problemas como:

  • Bugs no sistema;
  • Mudanças nos processos;
  • Alterações nos requisitos dos stakeholders/utilizadores;
  • Problemas técnicos com hardware e/ou software;
  • Mudanças no ambiente.

Dependendo do tipo de problema a solucionar e dos objetivos a atingir, é adotado um tipo de manutenção. No entanto, existe uma atividade de manutenção que deve ser aplicada durante todo o processo de desenvolvimento de um software/sistema de informação: Gestão de Configurações.

Atividades da Gestão de Configurações ⌘

  • Identificar mudanças nos produtos do desenvolvimento;
  • Controlar mudanças;
  • Assegurar a correta realização de mudanças;
  • Informar os stakeholders/utilizadores das mudanças.

Tipos de Manutenção ⌘

  • Manutenção evolutiva (para melhoria) - o foco é o aperfeiçoamento do desempenho de funções;
  • Manutenção para adaptação - o foco é modificação de funções existentes ou o acréscimo de novas funcionalidades que decorrem de mudanças no ambiente ou do aparecimento de novas necessidades (eg. novas leis);
  • Manutenção corretiva - o foco é a correção de bugs e erros lógicos que não foram detetados nos testes;
  • Manutenção preventiva - o foco é reduzir as oportunidades para falha do sistema ou, ainda, aumentar a sua vida útil.

Contratos de manutenção com fornecedores ⌘

Os contratos de manutenção normalmente incluem ou um acordo entre :

  1. a área de TI e o seu cliente interno (SLA - Service Level Agreement)
  2. um fornecedor de TI (underpinning contract / contrato de apoio) e uma instituição cliente

e descrevem o serviço de TI, suas metas de nível de serviço, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas no acordo.

Normalmente inclui:

  • Disponibilidade (Service Availability)
  • Tempo de Resposta
  • Tempo de Reposição
  • Criticidade
  • Forma de comunicação

Referências ⌘

  • Service Design Book, ITIL
  • NBR ISO/IEC 20 000-1:2011, ABNT.


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Manutenção de sistemas de informação
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13h04min de 9 de fevereiro de 2017